A alma é um cenário.
Por vezes, ela é como uma manhã brilhante e fresca,
inundada de alegria.
Por vezes ela é como um pôr do sol...
triste e nostálgico.

-Rubem Alves-

Seja bem-vindo. Hoje é
Deixe seu comentário, será muito bem-vindo, os poetas agradecem.

sábado, 20 de abril de 2013

"Entre as árvores"





 

Aqui eu sinto a Vida em ímpetos sonoros
devassando-me a luz de seus grandes arcanos
e esta seiva febril me infiltra pelos poros
o sangue matinal de meus primeiros anos.

Fascina-me o verdor primaveril das plantas;
não sei que magnetismo oculto as ervas têm,
que eu julgo, ó Natureza, em tuas pomas santas
beber tragos de luz e néctares do Bem.
[...]
Num turbilhão sonoro, as aves de mil cores
enchem a imensidão de límpidas risadas,
enquanto Flora anseia em convulsões de flores
na nítida beleza azul das alvoradas.
[...]
Como um cactus ao sol, minha alma desabrocha,
e os perfumes do canto entorno, afrouxo, no ar...
Depois, escuto o vento, e fito a árida rocha
e as aves sobre mim que passam a cantar.

O azul do espaço desce em gotas cintilantes
o seio a fecundar das trêmulas boninas,
e, numa inundação de vagas de brilhantes,
a luz serena banha as longínquas campinas.
[...]
Na natureza. a alma harmônica das coisas,
complexa, se derrama em formas multicolores,
ora na robustez das árvores frondosas,
ora na muda voz colorida das flores.

Em teu seio, é Floresta, onde o Belo descansa,
ao rebentar da Vida a torrente sonora,
ouço dentro de mim o canto da Esperança,
como um clarim vibrante ao despontar da aurora.

Augusto de Lima
in Poesias (Excertos escolhidos por mim)
(1859-1934)

Nenhum comentário: